Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Rússia lembra Gagárin no Dia do Cosmonauta

.

.
Photo montage des principaux documents d'époque sur Gagarine (© PF Mouriaux)


.

Instituído em 9 de Abril 1962, 12 de Abril é Dia do Cosmonauta na Rússia, celebrando o primeiro vôo tripulado no espaço, pilotado por Yuri Gagárin, no ano anterior (12 de abril de 1961). A Rússia comemorou neste fim de semana a data, criada no país e que em 1968 atingiu importância internacional, tornando-se Dia Internacional da Aviação e Cosmonáutica.






Yuri Gagárin, o primeiro cosmonauta, nasceu no dia 9 de março de 1934 na aldeia de Klushino, província de Smolensk, no seio de uma família camponesa.

Em 1955 se diplomou com menção de honra na Escola de Artes e Ofícios de Saratov e no 10 de outubro do mesmo ano, no aeroclube de Saratov. Entre 26 de julho e 5 de agosto de 1960 passou com êxito as provas de admissão ao primeiro destacamento de cosmonautas.

Em 12 de abril de 1961 Yuri Gagárin realizou o primeiro vôo espacial tripulado da história na nave "Vostok". Sua viagem ao espaço durou uma hora e 48 minutos.


Ontem, o presidente russo Vladímir Putin declarou que a Rússia deve ter acesso garantido ao espaço cósmico desde o território nacional.


"Há que proporcionar à Rússia acesso garantido ao espaço cósmico, ou seja, o país deve estar em condições de efetuar os lançamentos desde o território nacional de quaisquer veículos, desde satélites de diversa configuração até as naves tripuladas e estações interplanetárias", disse Putin na reunião do Conselho de Segurança da Rússia.


RIA - Novosti
.

in Vermelho - 15 DE ABRIL DE 2008 - 14h40
.
Para saber mais ver
.

Gagarine - ou le rêve russe de l'espace - CONFÉRENCE DE YVES GAUTHIER spécialiste de l'espace russe, Le 5 Avril 2006

.

Youri Gagarine - Wikipédia FR

pt.wikipedia.org - Iuri_Gagarin

.
.

Sem comentários: