Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 5 de abril de 2008

O Pagador de Promessas (excerto do filme)

.

.
teimosia
.
Pequeno trecho do filme "O pagador de promessas" (primeira versão, 1962), onde há uma roda de capoeira na porta da igreja. Entre os participantes do filme estão Mestres Canjiquinha, Paraná, Gigante e Zoião.

Scene from the movie "O pagador de promessas", produced in 1962. It shows a roda in front of a church, in Salvador. The movie features Mestres Canjiquinha, Paraná, Gigante and Zoião
.
.

O Pagador de Promessas (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O pagador de promessas

Brasil Brasil

1962 ı cor ı 118 min

Dirigido por: Anselmo Duarte
Elenco Leonardo Villar
Glória Menezes
Dionísio Azevedo
Norma Bengell
Geraldo Del Rey
Roteiro/Guião Anselmo Duarte

Género drama
Idioma português
IMDb

O pagador de promessas é um filme brasileiro de 1962, do gênero drama, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado em história de Dias Gomes.

Índice


Sinopse

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe-de-santo do Candomblé: se seu burro se recuperar, irá doar sua terra aos pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Catedral de Santa Bárbara em Salvador, onde oferecerá a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingênuo Zé. Os praticantes de Candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação[1] que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para previnir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na Catedral.

Elenco

Portal


Principais prêmios e indicações

Oscar 1963 (EUA)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


Festival de Cannes 1962 (França)


Festival de Cartagena 1962 (Colômbia)

  • Ganhou o Prêmio Especial do Júri.


San Francisco International Film Festival 1962 (EUA)

  • Ganhou o Prêmio Golden Gate nas categorias de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades

  • O Pagador de Promessas foi o primeiro (e até agora o único) filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A vitória foi anunciada no dia 23 de maio de 1962.
  • O diretor Anselmo Duarte e a equipe do filme foram recebidos com um desfile público em carro aberto, ao desembarcar no Brasil após receber o prêmio em Cannes.
  • Conforme contou no programa de Jô Soares, Anselmo Duarte foi homenageado em sua terra natal e, dentre as honrarias, havia o discurso de um famoso político local. No decorrer do discurso, o político insistia em pronunciar o nome de "Anselmo" como "Ansérmo", o que causava risos nos presentes. Percebendo a reação, o político disse que falava a liguagem do povo, mas que também se expressava na linguagem culta. Logo em seguida, tentou corrigir o erro, mas acabou por dizer "Ansérmo Dualte".
  • Mais de vinte anos mais tarde, Dias Gomes adaptou sua própria obra para a Rede Globo, no formato de minissérie. Esta versão foi, no entanto, censurada à pedido dos patrocinadores, que não teriam gostado das menções positivas feitas à reforma agrária.[2]

Referências

  1. Preconceito e intolerância religiosa no filme O Pagador de Promessas
  2. "Dossiê da televisão brasileira". Revista Cult, edição 115

Ver também

Ligações externas


Sem comentários: